Não quebre essa corrente de confiança

Será a confiança contagiante?

Na segunda-feira a produção do “Madagascar on ice” abriu as portas aos infantários, pré-escolas e escolas(?), depois dos dois espectáculos no domingo. No infantário dos rapazes foi colocado um envelope para  o dinheiro das entradas – 5 euros cada (no domingo as entradas dos mais pequenos custavam 8 euros), a decisão ficou à descrição dos pais.

Combinamos que deixaríamos os miúdos directamente no pavilhão que fica perto de casa, em vez de os levar ao infantário. Cheguei sobre a hora marcada e notando que havia mais do que uma entrada,  perguntei pelo grupo. Disseram-me para entrar à confiança e ir eu próprio procurar na área pré-designada.

Quando regressei encontrei o grupo e entreguei o miúdo (o mais velho ficou em casa com febre). Hoje, finalmente, foi para pagar os 10 euros mas, para minha surpresa, recebi troco. “Combinamos com a produção que pagariamos apenas os que estivessem presentes, por causa da epidemia“, disse-me.  Não vi que alguém da organização estivesse a tomar conta do número de crianças em cada grupo, pelo que dependiam da informação fornecida por cada instituição.

Em cada uma destas situações há um pequeno incentivo à desonestidade. Eu poderia ter poupado 5 (10) euros se me esquecesse de entregar o dinheiro; poderia ter assistido ao espectáculo de borla (15 €), havia adultos na assistência a acompanhar crianças que ficam em casa; e o infantário poderia facilmente “enganar-se” no número de miúdos com gripe.

É possível que a produção tenha deixado de receber alguns euros por causa da sua permissividade. Não estou certo que todos os pais se terão “lembrado” de entregar os cinco euros. A ideia que todos os nórdicos são honestos é um mito que poderá sair caro aos mais incautos.
E no entanto esta política compensa. Não por a produção ter poupado em custos com o pessoal mais do que deixou de receber, ou por o infantário ter evitado o trabalho da recolha e registo dos pagamentos e a possível fricção com os pais. Compensa porque existe um ambiente extremamente favorável ao comportamento ético e porque as pessoas apreciam ser tratadas como adultas responsáveis.

0 Responses to “Não quebre essa corrente de confiança”



  1. Deixe um Comentário

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s




News Feeds

a

Calendário

Março 2006
M T W T F S S
« Fev   Abr »
 12345
6789101112
13141516171819
20212223242526
2728293031  

Estatística

  • 2,012,800 hits

%d bloggers like this: