Do melhor

Há três semanas recebi uma chamada «de Portugal», no meu caminho para casa. Era o beirão Fausto Coutinho, jornalista da RDP que acompanhava o Primeiro-ministro Sócrates na sua visita relâmpago a Helsínquia e se encontrava a uns meros 4 quilómetros de distância. Tinha consigo um CD de um trabalho feito à coisa de um ano, numa visita anterior ao país, e para o qual entrevistou, também, este vosso escriba e ao qual prometera enviar a versão final. Um ano depois já me tinha esquecido da entrevista e da promessa do Fausto, imaginem qual não foi a minha surpresa ao ouvi-lo do outro lado.

Na peça de quase 20 minutos que realizou para a RDP Fausto apresenta o país, a sua evolução recente e avança depois para a publicidade institucional – o famoso "modelo finlandês"; se eu pudesse disponibilizaria aqui a primeira parte da peça, a síntese está muito bem conseguida e o Fausto, ao contrário do que li e vi a colegas seus foi factual e rigoroso – infelizmente não tenho autorização para partilhar o ficheiro, nem tal seria me parece leal para quem comigo foi tão generoso*.

Dias depois, já em Portugal, o Fausto voltou a ligar para confirmar que eu tinha o CD (deixara-o na recepção do hotel) e conhecer a minha reacção. Gostei, apesar das repetições, das hesitações enervantes e daquela voz irritante (experimentem gravar a vossa própria voz, garanto-vos que é uma experiência nada agradável ao início).
Isto tudo para dizer dizer, e para me lembrar, que por vezes tenho saudades, muitas, de Portugal. Saudades de gente simples e fiável. Boa e honesta. Saudades.

*Ou seja, o ficheiro está protegido contra a cópia.

1 Response to “Do melhor”


  1. 1 Rui MCB Março 28, 2006 às 4:45 pm

    E que assim te conserves!


Deixe uma Resposta

News Feeds

a

Calendário

Março 2006
M T W T F S S
« Fev   Abr »
 12345
6789101112
13141516171819
20212223242526
2728293031  

Estatística

  • 2,012,809 hits

