Em defesa dos nicks

A recente discussão sobre o anonimato na net praticamente ignorou os nicks enquanto instrumento de protecção da privacidade. O uso de um nickname não implica de modo algum o anonimato, antes um distanciamento entre o eu do "mundo real" e o eu "cibernético".

What is it with job seekers who also write blogs? Our recent faculty search at Quaint Old College resulted in a number of bloggers among our semifinalists. Those candidates looked good enough on paper to merit a phone interview, after which they were still being seriously considered for an on-campus interview.

That's when the committee took a look at their online activity.
>>> Chronicle.com 07.2005 – Bloggers Need Not Apply

O artigo é particularmente elucidativo do tipo de danos que um grupo de pessoas preconceituosas (porque desconhecem e não sabem lidar com o meio) à procura de motivos para desqualificar candidatos, pode causar. A exposição pública no blogue é motivo de preocupação (blogará o candidat@ em horário de trabalho?, lavará a roupa em público quando as coisas lhe correrem menos bem?) e uma fonte segura das nossas fraquezas e defeitos – e como gostamos nós de os enumerar. Na comparação com outros candidatos, dos quais a informação recebida foi devidamente sanitizada pelo próprio, o blogueiro parte em desvantagem.
O perigo não vem provém somente do blogue, toda a informação publicada em forúns, blogues de amigos e na internet em geral é relevante:

Being Googled can jeopardize your job search
(…)

But it's not your Googling another person that starts the trouble: the danger occurs when a potential boss Googles you.
>>> NY Daily News o3.2006 – What a tangled Web we weave

Googlar um candidato pode não ser ainda uma prática muito comum deste lado do Atlântico, mas não tardará muito até que o seja. E poucos empregadores colocarão de lado a informação recolhida, ainda que no fundo saibam que todos os candidatos têm os seus podres – incluindo os que não os divulgam na internet.
Para ver o processo pela óptica do empregador, imaginem um produtor de salsichas que decide imprimir no rótulo uma descrição dos "horrores" a que são sujeitos os porcos- as farinhas de engorda, o espaço exíguo, o processo de fabrico, os químicos e conservantes, etc. – estou certo que a maioria dos consumidores sabe ou já ouvi falar. Sabendo que a informação é igualmente válida para os produtos concorrentes, cujos produtores nem sequer são honestos e transparentes no seu marketing, qual dos produtos acabariam por consumir, e qual deles acham que teria mais sucesso no mercado?
Pois é…

Um nick não precisa de o nome de uma personagem da guerra das estrelas ou da nossa imaginação, pode ser simplestemente o uso de um nome próprio muito comum (antonio, por exemplo), as iniciais (aj), ou uma forma intermédia (antonioJ). É importante que o nick seja também aceite e utilizado pelos outros membros da comunidade. A informação sobre a identidade poderá estar numa terceira página (lincada no blogue em "sobre o autor") e se essa página estiver no mesmo domínio do blogue (é o caso neste blogue) poderá ser colocada sob a forma de imagem. Aos que pretendem apagar vestígios da presença online recomenda-se o conselho do segundo artigo: fazer as correções o quanto antes, o Google mantém a informação arquivada na cache durante algumas semanas.

O uso de nickname será mais eficaz se complementado com uma "página oficial" – devidamente editada de forma a não expôr o candidato e que deixe uma impressão positiva. Esta página oficial deverá estar acessível nos motores de busca, e possíveis linques cruzados a existirem deverão ser colocados sob a forma de imagem e removidos algumas semanas antes de um período crítico.

Actualização: continua neste blogue e também no Atrium (12.06).

0 Responses to “Em defesa dos nicks”



  1. Deixe um Comentário

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s




News Feeds

a

Calendário

Abril 2006
M T W T F S S
« Mar   Maio »
 12
3456789
10111213141516
17181920212223
24252627282930

Estatística

  • 2,012,777 hits

%d bloggers like this: