Ainda os nicknames e pseudónimos

Uma técnica relativamente eficaz de protecção da privacidade do blogueiro e da qual me esqueci na entrada em defesa dos nicks é a exclusão, pura e dura, dos conteúdos dos motores de busca. Isso significa que o número de visitas no sitemeter será menor e que deixará de haver pretexto para postes do género "Chegaram aqui à procura de, ehehe… Lésbicas gémeas do intendente". Não que seja grave, a perda…

Para excluir o site basta adicionar a seguinte linha ao código do template do blogue -Blogger- ou aos diversos ficheiros do template (index + arquivos) no MT -WeblogPT /Sapo- (no wordpress.com basta seleccionar a opção respectiva em "Options"):

<html>
<head>

<meta name="robots" content="noindex,follow">

Aquela linha indica aos robots, como o googlebot, para não indexarem o conteúdo do blogue e para seguirem (e valorizarem) os linques externos – mais no Guia Robotstxt. Notem que os tags html e head já existem em todos os templates, apenas os utilizo para referência posicional do código no template. Aconselho ainda a consulta às instruções do Google onde encontrarão informações mais detalhadas, particularmente aqueles que alojam o blogue em domínio próprio (e com possibilidade de acesso ao ficheiro robots.txt) e com necessidade de remover o blogue da base de dados do Google com urgência.

Mas atenção, isto não significa que o blogue ou site não possa ser encontrado em buscas, embora o dificulte bastante. Para começar, nem todos os motores de busca aderem a esta convenção (o Google e o Yahoo obedecem). Os motores de busca são bastante permeáveis a falhas e é também possível que indexem ficheiros por erro. Finalmente, se o blogue do "Alberto João" (www.site-exemplo.com, não existe) não está indexado no google mas os seus contactos na rede o enlançam como "Alberto João" o Google (ou outro motor de busca) indexará o site-exemplo.com como estando associado ao Alberto João (porque há várias pessoas que o sugerem) e apresentará nos seus resultados entradas desses sites com os respectivos enlances directos.

Adenda: Esta ocultação será mais eficaz se complementada com um outro website, naturalmente listado nos motores de busca, que possa satisfazer o apetite dos Sherlock Homes dos Recursos Humanos. Um site simples, que não comprometa – e se der uma imagem positiva tanto melhor.

4 Responses to “Ainda os nicknames e pseudónimos”


  1. 1 zazie Abril 24, 2006 às 11:42 pm

    é o que eu digo, este é que é um verdadeiro blogue útil. Que diabo, o meu pirata de estimação só dá boas dicas

    bjs

  2. 2 zazie Abril 25, 2006 às 1:03 am

    explica-me só uma coisa. Se uma pessoa colocar o "noindex" deixa de ter informação das ligações para o seu blogue no technorati?

    ou isto apenas serve para os que vão ao sitemeter saber de onde vem a pessoa?
    eu nem tenho sitemeter, já por causa das coisas, mas o technorati é útil.

  3. 3 aNtónio Abril 25, 2006 às 1:25 am

    Pelos vistos expliquei-me mal, o único efeito no sitemeter è a redução do numero de visitas (aquelas que actualmente chegam pelo Google…)

    O technorati de um blog depende do numero de links externos noutros blogues pelo que nao haverá influencia nas ligações PARA.
    Desconheço se o technorati obedece a esta norma, se obedecer não indexa o site/blogue para as suas listas compilações de temas quentes, buscas, etc, e continuará a contar os links externos – a não ser que seja introduzido o parametro “nofollow” em vez do “follow”.

    S«o mais uma coisa, o software não me deixa colocar os com este browser (opera), estarão ali a faltar até amanha de manha. No Firefoz já posso editar em modo wysiwyg🙂


Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s




News Feeds

a

Calendário

Abril 2006
M T W T F S S
« Mar   Maio »
 12
3456789
10111213141516
17181920212223
24252627282930

Estatística

  • 2,012,809 hits

%d bloggers like this: