Exemplar

Há dias Pacheco Pereira criticava as traduções do Courrier Internacional – "traduções da edição portuguesa do Courrier Internacional são muito más". Fernando Madrinha, o director do Courrier, enviou-lhe para publicação uma resposta contundente "(…) que o «post» em causa não seja apenas mau: é também mal intencionado". JPP não fez a coisa por menos e publicou a crítica de imediato no seu blogue à vista de todos, junto do artigo original (está, no momento em que escrevo, quase no fim da página de entrada, é o antepenúltimo artigo).

Algumas passagens, para aguçar o apetite:

"(…)É que um pouco mais de rigor não ficaria mal a quem exige tanto rigor dos outros. Sobretudo quando se permite uma acusação global e um juízo lapidar a partir de um único exemplo – e mesmo esse bastante pífio.

(…)Não menos revelador é o facto de o Abrupto denunciar uma enormidade e não saber corrigi-la.(…)E ainda que estivéssemos perante um erro crasso, isso não legitimaria a proclamação de que as traduções do Courrier – todas, portanto, ou a sua esmagadora maioria – «são muito más».

(…)Mas não podemos aceitar a crítica de alguém que assume a supina pose de grande educador para deitar lama sobre o título de um jornal a partir de um único exemplo e sendo o erro que aponta mais que duvidoso. Daí que o «post» em causa não seja apenas mau: é também mal intencionado."

Leia a resposta integral no Abrupto.

4 Responses to “Exemplar”


  1. 1 Pedro Silva Junho 9, 2006 às 1:16 pm

    Caro antónio:
    É o costume com o sr pereira. *, *, servindo-se do blog para atacar nos jornais e dos jornais para atacar blogs. Atacando terceiros que escreveram algo nos jornais, via blog e a inversa via blog atacando jornais. Se voce não sabe o que se passou lá pelos idos de março ,quando o * em questão escreveu um post a atacar os bloggeres que escreviam em caixas de comentários, cognominsndo-os de "anónimos" ,embora alguns deles estivessem perfeitamente identificados, e pelo menos um deles fosse pessoalmente conhecido do sr pereira. Tudo para atacar duas outras pessoas…enfim , o nojo em portugal do costume

  2. 2 aNtónio Junho 10, 2006 às 12:21 am

    Pedro,

    espero que não te importes que eu tenha censurado e substituido por asteriscos os adjectivos que considerei indignos no teu comentario. Este é o meu blogue e não aceito fazer dele veiculo para insultar terceiros, seja qual for a opiniao que eu possa ter deles. Normalmente apago os comentários.

    Não estou por dentro dos casos que relatas, nem sei se depois deste todo tenho muito interesse, mas na altura comentei o artigo do Publico no adufe.

  3. 3 Pedro Silva Junho 11, 2006 às 7:12 pm

    Caro antónio, estás à vontade a “asteriscar”.
    Frncamente, quando penso no JPP , fico logo com vontade de vernacular.(quer dizer não só o JPP, mas este em especial).

    E percebo a ideia do apagar de comentários, foi precisamente por isso que quer eu, quer o meu parceiro de blog, instituimos que os comentários lá teriam que ser registados com nickname, e não toleramos propagaganda de extrema direita ou esquerda.
    Quanto a alguns impropérios ainda não nos chegou o problema, logo ainda não pensamos numa solução….

    Mas eu de facto,confesso,que às vezes fico de pavio curto e com esse caso fiquei, apesar de directamente não me tocar.
    O caso em questão tem a ver com o que tu escreveste no adufe – com o tema que foi escrito no adufe como comentário/post e que agora li.
    Com o que se passou nessa ltura e com os “metódos” do sr pereira na altura e na técnica de “comparar” os blogggers com assassinos em série e quejandos…
    Mas dado que estás na finlandia, é “normalmente” comum o sr; às quintas feiras usar de vez em quando o artigo de jornal para alfinetar na blogosfera e, na blogosfera, alfinetar os jornais(algumas pessoas).

    Na altura, para que conste, ele visava atacar(indirectamente) o “blog espectro” da constança cunha e sá e do vasco pulido valente(marido e mulher) que são pessoas qcom as quais ele não se dá bem – existe uma enorme inimizade entre eles.(pereira e os dois).
    Como o espectro tinha cx de comentários aberta e teve imensas visitas nos 2 meses de funcionamento (proporcionalmente mais que o “abrupto), o sr pereira lembrou-se de atacar os “comentadores” para, dessa forma, insinuar que “a má qualidade do comentadores” era isso mesmo – má, e que os blogs que tivessem muitos comentadores(espectro) não teriam valor nenhum precisamente devido a atrairem esses “elementos indesejáveis” para as suas cx de comentários.

    Na pratica equivaleria a que o sr pereira é que fosse o “elemento definidor – o farol” do que deveria ser a estruturação técnica de um blog, e não a livre vontade de quem tem blog.

    A mim chateiou-me particularmente, como observador, precisamente porque ele, propositadamente, meteu nick´s de pessoas assumidamente de extrema direita( bajoulo), de extrema esquerda marxista( blog xatoo), de outros que tem blogs pessoais sem especiais conotações políticas, de pessoas de esquerda democrática, de direita democrática, etc, tudo ao molho, sem critério(excepto o anteriormente indicado de “dar umas bicadas” nos outros dois personagens ) e retirados da caixa de comentários de blogs como o arpisrinab, espectro e blasfemias.

    Isto tendo ido lá ele à “socapa” para retirar os nomes e ao mesmo tempo criticar anonimatos…

    Eu sei que já passou tempo e o assunto já não terá interesse relevante por aí além, mas importava dado o teu post eclarecer isto.
    Ou seja, opiniões políticas à parte o sr pereira não é de confiança de forma alguma.
    Naquilo que faz e nos metódos que usa.
    E boa bola…ai na suomi…

  4. 4 aNtónio Junho 12, 2006 às 5:50 pm

    Pedro,
    eu nãpo tenho qualquer problema com as caralhadas, agora chamar nomes é feio🙂


Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s




News Feeds

a

Calendário

Junho 2006
M T W T F S S
« Maio   Jul »
 1234
567891011
12131415161718
19202122232425
2627282930  

Estatística

  • 2,012,800 hits

%d bloggers like this: