WordPress – O que há num nome

[Com actualizações.] 

O Rui Branco fartou-se do martirizado weblog.com.pt e levou o seu Adufe para a Irlanda. Depois de recentemente ter sido pai de uma filha, tem um blogue novo! Tempos excitantes estes.

Estou muito satisfeito no WordPress, embora no passado tenha sido hóspede do Blogsome e não tenha desgostado a experiência. Os servidores são rápidos e o serviço possui a maior parte das funcionalidades do WordPress.com (o Blogsome usa este mesmo software). Todavia a escolha de templates é limitada, assim como a sua adaptação e foi esse o factor decisivo na minha mudança para esta plataforma. Ironicamente, acabei por rejeitar o template que pretendia (o Connections) e estou há duas semanas à procura de um que me satisfaça (comentários ou sugestões são bem-vindos).

Com o tempo percebi que tomei a decisão correcta e à medida que os dias vão passando vou apreciando cada vez mais o wordpress.com. Gosto do pedigree no nome wordpress, dos templates inalteráveis (apenas a barra da direita ou esquerda pode ser alterada) que evitam sobressaltos e sites cheios de anúncios (sem javascripts) nas visitas à vizinhança. Gosto das actualizações constantes ao software que fazem deste serviço o porta-bandeira do wordpress (o software está disponível para quem quiser ter o seublogue.pt ou quem queira alojar outros blogues, como o blogsome) e garantem as últimas aplicações instaladas imediata e automaticamente.

Louvo o serviço Akismet que ainda não deixou passar um único comentário infectoso e, melhor, não me filtrou nenhum indevidamente. Agradam-me as estatísticas da casa com views, referências e keywords e até estatisticas de feeds e o dashboard com enlances para a pequena comunidade que se começa a formar de língua portuguesa. Já não passo sem esta plasticidade do serviço, as categorias, os tags, os widgets que encontram ali na barra lateral (Por esta ordem: caixa de texto, busca interna, caixa de texto 2, etc… para editar, basta fazer drag & drop) e até a possibilidade de ter feeds parciais, para categorias e entradas. E como junkie do Google certamente aprecio a capacidade do blogue aparecer rapidamente na primeira página do Google, ajudado pelo nome das URLs (editáveis) e a própria estrutura do blogue. Pondero até importar entradas de moradas antigas com a nova funcionalidade entretanto instalada.

O WordPress.com é, das alternativas gratuitas que conheço (sapo, blogger, blogsome, wp), a que melhor me satisfaz. Se o leitor está à pensar criar o seu blogue abra uma conta no WP e dê algum tempo para conhecer os cantos à casa. Verá que não se arrepende.

Actualização II (16.06): a ler esta interessante avaliação das diversas opções disponíveis para blogues na Ilha Urbana.

Actualização I (15.06): Ao ler este Corporate Weblog Manifesto de Robert Scobe encontrei no ponto 12 (de 20) este aviso de que me havia esquecido:

Never change the URL of your weblog. I've done it once and I lost much of my readership and it took several months to build up the same reader patterns and trust.

É verdade, e ainda hoje o meu antigo espaço no Sapo recebe mais do dobro de visitas que este. A maior parte chega pelos motores de busca mas todos os dias chegam visitantes através de enlances que ficaram por actualizar. Para não falar na "oportunidade" aos leitores mais preguiçosos para terminar a relação com o blogue.

Portanto, se é para mudar convém estar consciente dos custos e escolher uma solução que ofereça garantias. Uma alternativa consiste em registar um domínio próprio e redireccionar o novo URL para o novo espaço – uma busca rápida encontrou pacotes (domain + url forwarding) por menos de 10 dólares/ano, embora seja omissa sobre a qualidade do serviço.

Alojamento com servidor próprio está numa liga completamente diferente, mas requer grande dedicação e algum conhecimento.

9 Responses to “WordPress – O que há num nome”


  1. 1 Rui Cerdeira Branco Junho 14, 2006 às 2:26 am

    É engraçado ver o sitemeter de novo a zero sem referências enviadas pelos motores de busca. Até quando?

  2. 2 aNtónio Junho 14, 2006 às 2:34 am

    Alguns dias, pelo menos. Vais ter uns quantos linques e isso vai ajudar-te mas quanto ao resto não há garantias. Este levou 4 dias, (pinga automaticamente no Google), o lusofin.blogspot.com levou quase 4 meses.

    Quero-te ver é a promover o blogsome🙂

  3. 3 Pedro Silva Junho 15, 2006 às 4:06 pm

    caro antonio:umas perguntas.
    este word press é gratuito?
    dois; antonio sabes se é possivel no blogger ao ter dois blogs e querer postar em ambos os blogs o mesmo post isso é possivel de fazer de forma rápida e sairem os dois posts iguais ou não ?( ous eja ter que copiar tudo de novo para o segundo blog,etc…)
    se souberes a resposta agradecia.

    e de facto este template é algo de semibizarro ,embora eu até gosto do fundo branco…
    quanto ao serviço akismet jádeu para ver que foi feito especialmente a pensar em mim e nos meus comentários indecororos.
    Lavro o meu protesto de forma pungente.

  4. 4 Pedro Silva Junho 15, 2006 às 4:10 pm

    Epá tanta coisa e esquci-me, uma sugestão: o texto principal em branco como está é bom,mas parte lateral do lado esquerdo ,se fosse possivel mete-la com um fundo ou preto ou vermelho – uma cor- para dar contraste faria disto em termos de aspecto algo muito bom. – pelo menos original…

  5. 5 aNtónio Junho 15, 2006 às 4:29 pm

    Pedro, obrigado pelos comentários elogiosos à miha escolha de template…😉
    Não tenho qualquer controlo sobre as cores ou as fontes.

    Sim, é grates. Nao creio que possas publicar com facilidade em 2 blogues diferentes sem passar pelo copy-paste. A alternativa é usar uma ferramenta externa como o perfomancing para firefox ( http://performancing.com/firefox ). Recomendo-o.

  6. 6 aNtónio Junho 15, 2006 às 4:32 pm

    E o akismet apanha o spam comercial (tipo “grande site ve o meu site vendoviagraPONTOcom”). Palavrões e erros ortograficos continuam a passar impunemente!

  7. 7 Pedro Silva Junho 15, 2006 às 6:49 pm

    tá,obrigado antonio.
    eu explico-te porquê da pergunta: é que nós lá no armadilha temos uma rubrica, um “esquema”, uma programação que consiste em cada um dos dois, escolher um livro(livro do mês) e publicar isso no blog ,ao mês.
    Mas como o “livro do mês” é algo diferente, quer em termos de texto, quer de tamanho(normalmente maior do que os outros posts ) e além disso só trata de livros e seu conteudo, a ideia era criar um blog de apoio onde só fossem postados esses textos, tás a ver a ideia….
    Mas sem estar a ter a trabalheira de postar em repetição duas coisas…
    Bom vou ver o performancing e pensar no assunto…

    Quanto ao template é bom,mas pensei que podias dentro dele(e com os conhecimentos técnicos certos ,claro, altarar partes ouseja meter cores.
    se fosse possivel meter até ao texto principal , a parte toda do lado esquerdo de uma qualquer outra cor,isto ficava excelente.digo isto do ponto de vista estético, obviamente, que eu de blogs e codigo html, regra geral não percebo um trombone.

  8. 8 Rui MCB Junho 19, 2006 às 12:52 am

    Em jeito de 1º balanço:
    A visitas do novo Adufe sofreram uma purga, mas confesso que a perspectiva de “começar de novo” para mim funciona como um atractivo, mais do que uma perda. Fiz o que o meus conhecimentos permitem para não perder os leitores que gostam de ler o Adufe, mas não me aborrece nada ter dado o pretexto que faltava aos que já estava a ficar fartos, essa é que é essa.
    Ainda assim, espero que o blogsome continue estável de modo a permitir-me por lá ficar pelo menos tanto tempo quanto estive no weblog.com.pt.

  9. 9 aNtónio Junho 19, 2006 às 1:03 am

    Tu aqui e eu a comentar no Adufe – quase em simultaneo.

    Pedro, eu de html percebo, jä para o design… digamos que prefiro confiar nos pros:)


Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s




News Feeds

a

Calendário

Junho 2006
M T W T F S S
« Maio   Jul »
 1234
567891011
12131415161718
19202122232425
2627282930  

Estatística

  • 2,012,784 hits

%d bloggers like this: