O fim da “nossa” Internet -II

Lembram-se daquela entrada em que descrevia o que aconteceria em Portugal e na Europa quando (se) as empresas de telecomunicações conseguirem a desregulamentação do mercado nos EUA? Não é para puxar a brasa à minha sardinha (ok, é) mas eu escrevi sobre o Skype “Por quanto mais tempo acha que a PT lhe vai tolerar o uso de um serviço que lhe come nos lucros, servindo-se das linhas e cabos da mesma PT?”. Pois bem uma empresa da PT (tv cabo) vai lançar a sua própria versão do serviço…

A TV Cabo vai iniciar o serviço VOIP (…) (Agência Financeira)

Coincidência, caro céptico? Pois veja outra tremenda coincidência, tirada a papel quimico da argumentação dos conglomerados que controlam as redes de cabo e de telefones nos EUA e que pretendem descriminar os acessos (a conteúdos, para mais info ver a tal entrada)….

“No quadro da desregulamentação total, ceder a utilização a outros operadores intermédios, que não tenham investido na rede, e os preços a cobrar passam assim a ser alvo de negociação entre os agentes, e não pré-determinados pela entidade reguladora “[ PT defende desregulamentação do acesso em fibra óptica – jornal de negócios]

Estamos a falar do preço que a NOVIS/CLIX/outro-ISP terão de pagar ao monopólio da PT. Notem a metáfora “negociação”, na realidade será a PT a fixar esses preços.

Tal como indica a notícia, a PT espera apenas o desfecho das negociações entre o Governo alemão e a Deutsche Telekom, seguindo o exemplo dos EUA. “Investimentos avultadíssimos” são sempre uma boa justificação para fazer pagar, seja a competição ou os consumidores. Aguardem só o desfecho da “net-neutrality” para conhecer os próximos movimentos da PT.

[via domelhor]

*Título corrigido

3 Responses to “O fim da “nossa” Internet -II”


  1. 1 sergio Julho 21, 2006 às 12:57 pm

    Este título é um pouco catastrófico não te parece? Isto não tem nada a ver com o fim da Internet. O mercado acaba por se auto-regular e aparecerem outros players assentes noutras tecnologias.

    quanto ao lançamento do VoiP pela TV Cabo, não é novidade nenhuma. a única novidade é a utilização de telefones comuns para o efeito. Já todos os operadores têm soluções de Voip disponíveis

  2. 2 aNtónio Julho 21, 2006 às 2:45 pm

    Olá,
    tens razão sobre o título (já o alterei), remete para a entrada anterior onde explico o fim da “nossa” internet e o advento da internet “deles”, os donos dos cabos e das linhas.

    E naturalmente que o mercado acaba por se regular, de uma forma ou de outra. De forma a benefeciar os consumidores ou de forma a beneficiar o oligopolio. Qual te parece melhor?
    Da mesma forma tb o mercado bancario se autoregulou – e os portugueses tem os serviços mais CAROS da uniao (depois dos gregos). Idem para as chamadas de telemovel e estou certo que encontraras um sem numero de exemplo onde os portugueses pagam pelas inperfeições no mercado concorrencial. Enquanto outros, por exemplo, os finlandeses, tem as chamadas mais baratas da união – influencia da forma como a politica interviu, até porque o país tb sofre por causa dos oligopolios.

    “Já todos os operadores têm soluções de Voip disponíveis”

    E quantos deles detêm  monopolio/dominio da rede fixa (Em pt e na Europa)…?

  3. 3 aNtónio Julho 25, 2006 às 11:31 am

    Olha, um excelente exemplo da forma como o mercado se autoregulou num sector onde os fornecedores controlam o acesso às suas redes….

    http://business.newsforge.com/print.pl?sid=06/07/19/206209
    É como se tivesse que pagar para enviar uma mensagem de texto (sem html ou anexos) e só pudesse descarregar musicas em formatos wav e midi (e ainda por cima a pagar).


Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s




News Feeds

a

Calendário

Julho 2006
M T W T F S S
« Jun   Ago »
 12
3456789
10111213141516
17181920212223
24252627282930
31  

Estatística

  • 2,012,809 hits

%d bloggers like this: