Era uma vez… o homem

Era uma vez... o homemE se as produtoras começassem a re-editar obras dos anos 70 e 80 a pensar nos paizinhos dos fedelhos? Talvez já o façam, a julgar pelo preço desta colecção (ver abaixo). Há um enorme mercado de papás que não precisam sequer de ser convencidos para levar para casa as séries da sua infância: “era uma vez”, “aventuras da floresta”, “Nils Holgersson” e tantos outros que estou certo me recordaria imediatamente se ouvisse a música do genérico…

Há dias, o mais velho mal chegou de casa de um amigo contou que tinham visto o dvd “Olipa kerran… elämä”. Viste o “Era uma vez.. a vida?”, perguntei. Ainda me recordo das manhãs de domingo a descobrir o corpo humano e fiquei um pouco desapontado quando me apercebi de que a colecção que eles trouxeram era o antecessor da série “era uma vez..o homem” de 1978 (nessa altura ainda usava coeiros).

São 6 volumes, com 5 ou 4 episódios cada, dos quais devo ter visto metade. A série retrata a história universal vista de 1978 e é notoriamente um produto do seu tempo. Um conjunto de personagens acompanha todos os episódios permintindo à jovem audiência identificar rapidamente os bons e os maus da fita. Por vezes a narração de factos históricos é demasiado detalhada para os mais pequenos chegando a ser aborrecida. As pequenas histórias de final feliz que constituem o grosso dos episódios permitem percorrer a narrativa, geralmente trágica (há muitas cabeças a rolar) e distrair os mais novos desses aspectos para os quais ainda não se encontram ainda preparados.

É manifesto que os produtores dedicaram ao seu país (França), bem como os países co-produtores (Espanha, Itália, Holanda, Bélgica, Suiça, Noruega, Suécia,…) mais atenção do que aquela que normalmente lhes é dedicada nos livros de história e não supreende que Portugal apareça em três ou quatro referências no episódio dos “descobrimentos espanhóis” (em português “Os descobrimentos”).

Avaliação: Nota 8. Uma boa série cheias de referências históricas que os vão deixar cheios de vontade de descobrir mais.
Idade: A partir dos 5-6 anos.

————–

Os episódios:

1 – Nasce a Terra
2- O Homem de Neandertal
3- O Homem de Cro-Magnonera uma vez homem
4- Os Vales Férteis
5- Os Primeiros Impérios
6- O Século de Péricles
7- A Paz Romana
8- As Conquistas do Islão
9- Os Carolíngios
10- Os Viquingues
11- Os Construtores de Catedrais
12- As Viagens de Marco Polo
13- A Guerra dos Cem Anos
14- O Homem do Renascimento
15- Os Descobrimentos
16- Isabel e o Grande Século Inglês
17- O Esplendor das Próvincias Unidas
18- O Grande Século de Luís XIV
19- Pedro, O Grande, da Russia
20- O Século das Luzes
21- A América do Norte
22- A Revolução Francesa
23- A Primavera dos Povos
24- A «Belle Époque»
25- Os Anos da Loucura
26- Era uma vez a Terra

Origem: França.

Em Portugal encontram-se à venda na Planeta DeAgostini, a 10 euros cada conjunto (dvd + livro) (9,99).

13 Responses to “Era uma vez… o homem”


  1. 1 rickster Julho 23, 2006 às 1:37 pm

    O meu de 4 não gosta😦
    Mas vê o Vicki!

  2. 2 aNtónio Julho 23, 2006 às 2:37 pm

    Oh sim, o Vicki, devo ter esquecido de alguns outros “óbvios”. Eles gostavam mas entretanto o videogravador foi ao ar e acabou-se.

    O teu deve ser normal, aquilo exige muita concentração de um puto de 4. O meu (4 em Nov) vê, mas é um nerd🙂

  3. 3 Rui MCB Julho 24, 2006 às 2:36 pm

    Era uma vez … o espaço.
    O meu favorito.

  4. 4 Marisa Julho 26, 2006 às 6:43 pm

    Era uma vez o corpo Humano era o meu favorito =)

  5. 5 Pedro Freitas Agosto 18, 2006 às 12:28 pm

    Ninguém sabe onde é que posso arranjar is fasc´culos da série Era uma vez o Homem que sairam enquanto a série dava na televisão? Já tentei nos alfarrabistas do Bairro Alto e nada. Obrigado.

  6. 6 aNtónio Agosto 18, 2006 às 10:26 pm

    Os facisculos nao vêm com os DVDs? Vê a ligação acima, eu chamei-lhes “livros”🙂

  7. 7 Fábio Henriques Setembro 30, 2006 às 3:18 pm

    Olá Pedro Freitas…Tenho uma coia que com certeza te fará feliz, como fez a todos nós, há alguns anos atrás!!! Fascículos Originais da Globo, da série “Era uma Vez…O Homem” da decada de 70..Fica aqui o meu mail, qualquer coisa é só dizeres. Cumprimentos.
    banda-desenhada@hotmail.com

  8. 8 matheus Janeiro 20, 2007 às 7:40 pm

    eu tenho um tanto de revistas e livros da colecao

  9. 9 chambas Setembro 17, 2007 às 7:31 pm

    Na Planeta DeAgostini a 10 euros??? Um episódio por dvd? É caríssimo! Podiam ter compactado uns 5 episódios por DVD…

  10. 10 Miguel Almeida Novembro 22, 2007 às 6:39 pm

    concordo até podiam repor estas series no canal 2

  11. 11 joão Julho 6, 2008 às 11:44 pm

    tnho todos em DVD, km kiser pode contactar-me para o mail joao_rodriguez_1984@hotmail.com

  12. 12 Fátima Palmeiro Julho 17, 2008 às 11:26 pm

    Olá!

    Chamo-me Fátima Palmeiro. Procuro com alguma urgência o fascículo 6 –
    Século de Péricles da Colecção Era uma vez o Homem. Ao consultar a
    internet deparei-me com este blog onde encontrei o seu
    contacto e disponibilidade para facultar os fascículos. Gostaria que
    me respondesse por favor, no sentido de perceber se
    efectivamente seria ou não possível disponibilizar-me o dvd.

    Antecipadamente agradeço a sua atenção.

    Fátima Palmeiro.

  13. 13 pirata Agosto 28, 2008 às 1:47 pm

    @Fátima Palmeiro

    Passa em http://soupirata.net , irei em breve inserir essa série, já que as outras já la se encontram =)

    Cumps


Deixe uma Resposta

News Feeds

a

Calendário

Julho 2006
M T W T F S S
« Jun   Ago »
 12
3456789
10111213141516
17181920212223
24252627282930
31  

Estatística

  • 2,012,777 hits

