Convidados Indesejáveis

O que têm em comum os blogues O Insurgente, Da Literatura, Dias com Árvores, Klepsýdra e Welcome to Ensinore além de terem uma qualidade acima da média?

Talvez os seus autores não estejam a par mas todos eles  saúdam os visitantes acidentais que navegam com o Internet Explorer(*) com uma popup publicitária. E pelo menos no Insurgente as popups já desafiam as defesas do Firefox. As popups estão, provavelmente, associadas a determinados contadores ou outros widgets da moda instalados nos blogues.

Talvez eu  esteja mal habituado mas fechar popups é algo que me irrita solenemente, a ponto de deixar de visitar certos sites. E a muitos outros utilizadores, estou certo, também. Já para não falar quando me obrigam a reiniciar o computador (aconteceu uma vez num desses blogues). E porque talvez desconheçam que os respectivos sites proporcionam publicidade intrusiva aos visitantes, eu gostaria de dizer aos autores dos blogues que as popups estão a dificultar a leitura, quando não a mandar imediatamente embora os leitores acidentais – os leitores que chegam pelo Google à procura de uma informação mas que desistem quando se aprecebem da popup. Ou leitores que chegam por um enlance de um blogue amigo e que até gostam mas preferem esquecer o blogue.

Não sei quais são as aplicações que causam as popups nem se aparecem frequentemente aos visitantes regulares (com excepção do Insurgente nunca tinha visto popups nos outros blogues). Mas sei o que faria se a minha empresa tivesse um desses contadores e quisesse que a minha publicidade aparecesse o maior número de vezes e aí continuasse a aparecer por um longo período de tempo:

  • garantia que os autores do blogue nunca encontrariam uma popup no seu site – se isso significa usar cookies, listar IPs (é possível?) mesmo que a margem de erro seja enorme. Nunca!
  • garantia que os clientes do blogue -aka leitores regulares não encontram popups. A margem de erro é aqui um pouco mais alargada mas convém não abusar da sorte, senão estes queixam-se ao dono do site.
  • Evitava servir anúncios a quem chegasse via domínios usuais de blogues, potenciais leitores no futuro. Mas se tivesse mesmo que ser, poderia servir na primeira visita, até porque há cada vez mais autores com domínios próprios. Garantia que na segunda e seguintes visitas já não encontrariam popups.
  • Servia anúncios a todo o pato bravo que viesse pelos motores de pesquisa à procura de uma qualquer pedaço de texto ou imagem. Estes nunca se queixam nas caixas de comentários e normalmente batem em retirada mal encontrem (ou não) o que procuram. Os poucos que ficam para explorar o site desistem mais facilmente quando se dão conta das popups.

Esta, ou uma sua variante, poderá ser a táctica utilizada por alguns desses serviços para maximizar as receitas e diminuir os cancelamentos de conta por parte dos blogueres. Depois de lerem esta entrada, os autores já sabem das popups e da inconveniência que causam, e podem, se quiserem, fazer alguma coisa acerca disso.

* Nesta e durante a próxima semana estou condenado a utilizar um pentium II de 1997 cuja memória é escassa qe não só me impede de instalar o Firefox, como me apaga regularmente os cookies e o histórico – consequemente, em cada visita a cada um destes sites sou um “novo visitante”. 

2 Responses to “Convidados Indesejáveis”


  1. 1 João Silva Agosto 4, 2006 às 6:27 pm

    Realmente, não há pachorra para os popups! Há sites que se tornam impossíves de consultar.

    Felizmente que apenas muito ocasionalmente o popup blocker do Firefox não está disponível (por o próprio Firefox não estar instalado no PC que estou a usar na ocasião).

  2. 2 aNtónio Agosto 4, 2006 às 9:14 pm

    À medida que o ff aumenta a sua quota de mercado vai-se tornando um alvo cada vez mais apetecível para quem entende servir popups. Hä jä alguns sites em que a Popup escapa à protecção do Ff e noutros, é o caso do insurgente, servem-nas mal cliquemos na página.


Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s




News Feeds

a

Calendário

Agosto 2006
M T W T F S S
« Jul   Set »
 123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
28293031  

Estatística

  • 2,012,800 hits

%d bloggers like this: