dotcom dois ponto zero

digg kevin rose on the cover of business week

O miúdo é Kevin Rose, 29 (vejam só, não passo de um miúdo…), fundador e dono de 30% de uma galinha dos ovos de ouro (digg). A galinha, dizem, vale 200 milhões, se bem que ainda mal saiba pôr ovos…
É uma artigo extremamente optimista e hiperbolizado aquele que dá a conhecer aos leitores da BW o novo símbolo da pujante web 2.0, capaz de afrontar os capatazes de serviço e pôr em sentido os capitalistas de risco.

A capa da Business Week foi já comparada a uma outra da Time de 1996, que sancionava oficialmente o inicio da loucura das dotcom (versão 1.0), bastante mais extravagante.

Time cover netscape wiz kid marc andersen

A Netscape, de que Marc Andersen foi criador, foi vendida à AOL pelo extraordinário valor de 4,2 mil milhões de dólares, um valor “algo” exagerado tendo em conta que o browser da empresa acabaria por sucumbir às mãos do Internet Explorer (é certo que através de práticas ilegais) e tem hoje uma quota de mercado insignificante(<1%).

Os finais dos anos 90 caracterizaram-se por uma efervescência invulgar no sector das tecnológicas e internet com muitas empresas a verem o seu valor multiplicado sem que houvesse qualquer correspondência nos proveitos dessas empresas. Sillicon Valley (o principal centro) viveu um período de enorme extravagância até que na Primavera de 2000 a bolha especulativa acabaria finalmente por rebentar conduzindo ao fim abrupto de muitas empresas e lançando sobre o sector uma nuvem de cepticismo que penalizou empresas com modelos de negócios realistas e adiou ou cancelou outros projectos.
A actual geração de empreendedores cresceu com o espectro das 1.0 e tem os pés bem mais assentes na terra: expressões como “monetização” e “modelo de negócios” são constantes nas suas entrevistas e as suas expectativas aparentam ser mais realistas.

Novo ciclo e nova bolha em formação, a derrocada afigura-se como inevitável (como se este artigo não fosse mais uma acha que vai alimentar a fogueira das expectativas do público e investidores), embora os valores e as cautelas envolvidos pareçam indicar que este não será mais do que um mero abalo comparado com o terramoto de 2000.

Ligações: O artigo na BW | A análise no Techdirt (recomendada) | Capas via Steve Rubel.

3 Responses to “dotcom dois ponto zero”


  1. 1 fátima Agosto 6, 2006 às 4:52 pm

    🙂

    A inciclopêdia em português não existe. Esta é a versão espanhola. Para quando em português a escrever humor sobre outros países?

    http://inciclopedia.wikia.com/wiki/Portada

    http://inciclopedia.wikia.com/wiki/Portugal

  2. 2 PedroF Agosto 9, 2006 às 2:32 am

    António, para ajudar a compreender os 60 milhões ( http://www.wordyard.com/2006/08/04/businessweek-on-digg/ ):
    This morning I started reading the piece, and, after scanning quickly through it hunting for the graph about how Digg had sold out and to whom, realized that the $60 million figure was not the proceeds from a sale, and not even a valuation that a prospective buyer had offered, but an almost entirely fictional number.

    Was it something that some irresponsible coverline writer had slapped on the piece, that the responsible writer was horrified to see? I don’t think so. The second paragraph of the article, referring to a recent redesign of the Digg site, reads: “At 29, Rose was on his way either to a cool $60 million or to total failure.”

    The $60 million number is never explained in the piece […]

  3. 3 aNtónio Agosto 9, 2006 às 8:49 pm

    Eu já tinha percebido essa parte se bem que no artigo eles sejam tudo menos claros. Pelos vistos eu também não…
    Obrigado pela ligação e citação.


Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s




News Feeds

a

Calendário

Agosto 2006
M T W T F S S
« Jul   Set »
 123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
28293031  

Estatística

  • 2,012,777 hits

%d bloggers like this: