Pão de centeio

Ruisleipa - Pao de centeio finlandes

O pão é ainda para muitos finlandeses uma fonte de saúde, prosperidade e sabedoria e o pão de centeio (ou Ruisleipä) uma componente essencial na sua alimentação. Este pão deve a sua forma à tradição ancestral de o manter numa vara horizontal pendente do tecto.

O pão de centeio está entre os produtos que aqueles que deixam o país mais lamentam a falta e como tal é exportado para todo o mundo. Também em Portugal é possível encontrá-lo sob a forma de tostas de pão de centeio finlandês. O pão não só tem um paladar único, ligeiramente ácido resultante da formentação, como é bastante mais saúdavel que o pão de trigo.

Se o leitor é dono de uma padaria e tem possibilidade de cozer uma pequena quantidade, experimente seguir esta receita e vendê-lo como pão de centeio dietético, segundo o “modelo finlandês”… E se a sua loja está perto da praia da Rocha, Belém, Cascais, Beco ou qualquer outra povoação frequentada por nórdicos experiemente colocar na montra um discreto sinal cúmplice “ruisleipä /rågbröd” (não esquecer os acentos) e verá as suas vendas a crescer rapidamente, mal seja visitado. Se coser regularmente, acrescente o dia da semana em que coze, o pão de centeio acabado de sair do forno é delicioso. E não esqueça de contar como corre a experiência, os meus honorários são bastante modestos…

14 Responses to “Pão de centeio”


  1. 1 Pedro Silva Agosto 8, 2006 às 9:09 pm

    off topic.
    caro antónio , preciso da tua ajuda esclareciemtno,se souberes
    é possivel bloquear – no blogger – o ip de alguém?
    sabendo já o ip( numero), evidentemente…?

  2. 2 aNtónio Agosto 8, 2006 às 9:30 pm

    Que eu saiba não, precisarias de ter acesso ao ficheiro .htacess e sacava-te isso num minuto (já o fiz, mas em dominio proprio🙂 )
    Depois do jantar posso tentar fazer uma busca se é possivel de outra forma.

    Se é nos comentários, a solução passa por aprovar antecipadamente todos os comentários (moderação). Isso, ou ignorares o idiota até ele se fartar de falar sozinho, que é o mais eficaz. Custa um pouco a principio mas quem faz para chatear não volta qd percebe que nao lhe liga nenhum…

  3. 3 aNtónio Agosto 8, 2006 às 10:35 pm

    Estás com sorte:
    http://www.javascriptkit.com/script/script2/blockip.shtml

    Coloca o codigo no cabeçalho do template e edita a parte onde diz IPs e sugiro, apaga o alerta (tudo o que está dentro dos parentesis) e redirecciona para http://armadilhaparursosconformistas.blogspot.com/ (falta um “a”) em vez de google. Desta forma ele sera redireccionado para a pagina de erro do blogger.

    Nota que os IPs atribuidos poderao ser dinamicos, pelo que podera ser diferente amanha.

  4. 4 Pedro Silva Agosto 8, 2006 às 10:38 pm

    antónio ,acho que já percebeste o problema nas caixas de comentários…
    O problema também e adicionalmente é que o sr em questão é neonazi e muçulmano xiita, por estranho que isto pareça…
    Estou a começar a reconhecer o estilo do artista, digamos assim…

    mas obrigado pelas dicas.
    e pensei que estavas de férias??? ou não?
    nem estava a espera de resposta…

  5. 5 aNtónio Agosto 8, 2006 às 11:04 pm

    Pareço-te de férias, SÓ uma entrada por dia?:lol:

    Esquece o script, precisas de ter o ficheiro como .shtml (e não .html) e o blogger não to permite. Estive a tentar bloquear-me a mim mesmo no lusofin e nao consegui😦

    Qt ao porco (tó) envia-o para os lados do Maquina Zero ou insurgentes que nao se importarao da atenção, embora pense que ele se fartará rapidamente de ser o bombo da festa…

  6. 6 Pedro Silva Agosto 9, 2006 às 1:19 am

    O antónio, obrigado, mas nao era preciso estares a auto mutilar-te??(o blog) …caramba.
    parece-me de férias porque aí há uns tempos( já não me lembro bem) quase não postavas. Ou então sou eu a delirar…( o mais certo…)

    António , agradecido em relação ao tipo em questão, mas o tipo não larga. É um velho conhecido ,infelizmente, é completamente avariado da cabeça.

    Aquilo que eu disse anteriormente é verdade acerca do tipo. Eu sou de esquerda politca,digamos assim mas não ainhado compartidos…mais que de direita, mas não tolero nem gajos neonazis, nem gajos de extrema esquerda, nem adopto aquela concepção de que “devemos ser tolerantes” mesmo com anti democratas para pormos as coisas assim, porque não tolero que alguém que diga claramente que é contra a democracia e ao mesmo tempo vive dentro dela e a subverte; deve ser tolerado.
    Lamento, mas é assim.
    Por outro lado, aborrece-me um bocado cortar comentários ,porque apesar de irem lá poucas pessoas, a ideia é fazer daquilo um espaço de debate e assim não dá.
    Ou seja, até aceito que as pessoas tenham ideias diferentes das minhas, agora discurso anti democracia e pró fanáticos muçulmanos ou outros; isso é que não e com provocações pelo meio.
    António desculpa lá o desabafo, mas isto é mesmo assim e desculpa lá o pedido de ajuda mas é que era mais “rápido” perguntando-te…

    Mudando ligeramente de assunto: tu estás mesmo a postar 1 por dia não é?
    Se sim , eu depois pergunto-te uma coisa ,porque preciso de te linkar pelo menos aqueles dois teus posts acerca daquela polémica dos servidores e dos fornecedores de acesso a internet estarem atentar mudar as regrs do jogo….
    Mas depois falamos que eu depois tenho que ir fazer pesquisa… porque quero ligar esse assunto a spyware e privacidade,democracia, etc…

    mas agora reparo:estivestes a bloquear-te a ti mesmo no lusofin????
    Então e os outros? Deixaram?

  7. 7 Pedro Silva Agosto 9, 2006 às 1:23 am

    Epá, esqueci-me de comentar o post:está muito bom a ideia do pão. Vou ver se alicio a minha avó com os seus 87 anos e que percebe de cozer pão a fazer uma coisa destas.

    Mais: começo a apreciar apesar de conhecer pouco ,a finlandia.
    Porra ,ao menos que haja um país com pés e cabeça na europa…
    E quando comparo com esta coisa ridicula aqui começo logo a ficar deprimido e eles lá em cima é que tem o mau tempo…

  8. 8 Rui Martins Agosto 9, 2006 às 2:23 pm

    mas tu vives na Finlândia ou estás lá só de férias?… bem… de qq modo, livraste dos 40 graus que ontem tive que gramar à noite aqui em Lisboa…

  9. 9 aNtónio Agosto 9, 2006 às 8:47 pm

    nah Pedro, eu só tentei bloquear o meu IP ( e mesmo assim não resultou). O que eu te digo é que o ignores ele acaba por se aborrecer qd perceber que nao tem efeito em ti. Mesmo bom era conseguir que o gajo se convencesse que podia morder os calcanhares aos maquina zeros, e outros que tais, mas duvido que ele seja assim tao estupido…

    E sim Rui, vivo cá (olha ali para o topo da barra lateral🙂 )

  10. 10 Pedro Silva Agosto 10, 2006 às 10:03 pm

    Antonio: e se eu te disser que descobri que a pessoa em questão é a mesma( ou uma das) que faz o maquinazero?
    De inicio não percebi a tua expressão “maqunazero”. agora percebi que é um blog e fui ver. Já conhelço apeça de outras ” guerras”
    Neo nazi, mas ao mesmo tempo muçulmano xiita. Racista ,autoprocalamndo-se de direita,mas anti cristão, embora pró islão. Vive em viseu ou em dresden dado que tem familia de origem alemâ. Uma bela peça.
    E tem este hábito de criar multiplas identidades .

  11. 11 aNtónio Agosto 10, 2006 às 11:38 pm

    Mas como descobriste tu que se trata da mesma pessoa?

    Ele tem la MZ entradas anti-islamistas e ate criticas do Islao (como esta, que fui la de proposito: “Notícias da religião da paz, amor e tolerância” sobre os acontecimentos recentes de Londres). Ou é outro a escrever aquela treta? É certo que quem escreve tem algum conhecimento dos mulçumanos portugueses, mas estou certo que os neonazis tem uma ficha de cada um deles…

  12. 12 Pedro Silva Agosto 10, 2006 às 11:54 pm

    É outro a escrever aqula treta. A pessoa que escreve e tem conhecimentos acerca dos muçulmanos portugueses é precisamenet aquela que estou a falar.Daí eu prórpio ter pensado que era mais do que só uma pessoa, embora com a peça em questão nunca se sabe.
    Daí a não identificação de de postadores.
    Eu sei porqu einfelizmente já estive num blog com a peça (ou as duas peças em questão) em questão.
    Infelizmente.
    E já que me dizes essa da paz e tolerancia etc, estás -me a recordar outra pessoa que também funciona do mesmo estilo…
    Penso que são duas pessoas e começo a desconfiar que também conheço a segunda pessoa.
    Quem escreve sobre os muçulmanos portugueses tem muito conhecimento deles porque é muçulmano xiita
    Existiu uma coisa no passado chamada fascismo muçulmano – ambos os movimentos ” cooperaram” na 2guerra mundial…
    por isso é que não é estranho que surjam estes “fenómenos ” er junções de coisas aparentemente impossiveis de juntar…

  13. 13 aNtónio Agosto 11, 2006 às 12:00 am

    Temos então o problema resolvido?😉

    E qual era o blogue, já agora? (se quiseres privacidade escreve na caixa que vai aparecer na barra lateral…)


Deixe uma Resposta

News Feeds

a

Calendário

Agosto 2006
M T W T F S S
« Jul   Set »
 123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
28293031  

Estatística

  • 2,012,777 hits

