Do livre arbítrio e racionalidade humana

Brian Wansink, professor em Cornell, descobriu que mudar o tamanho do recipiente de comida pode aumentar o consumo até 74%. Uma taça maior de pipocas: 53%. (…)(…)Mesmo estudantes aos quais as conclusões anteriores haviam sido ensinadas comeram mais 50% cereais quando servidos numa taça maior.” Traduzido daqui.

Querem combater a epidemia de excesso de peso? Não peçam mais MacSaladas, exigam hamburgers e contentores de batata e de refrigerantes mais pequenos. Tanto melhor para as franchises de fast-food.

8 Responses to “Do livre arbítrio e racionalidade humana”


  1. 1 snowgaze Outubro 12, 2006 às 11:36 am

    Quando vou ao Mc (o que é raro) ou peço uma happy meal, se for só para mim, ou divido as batatas e a bebida de um menu NORMAL com a minha mana (compramos um menu e mais um hamburguer). A quantidade chega perfeitamente e ainda poupamos uns trocos.🙂

  2. 2 Bom gourmet Outubro 12, 2006 às 2:28 pm

    Ou fazei como eu: evitem o Merdonalds e porcarias semelhantes! Mas como podeis comer nesses sítios, se eu só com o pivete perco logo o apetite!!!

    A inteligência humana näo tem limites… pede-se uma salada por ser mais dietético, e depois afoga-se a mesma em molhos que säo 95% de má gordura!

    Espetem só um fio de azeite e vinagre, logo digam se ficam gordos!

  3. 3 João Silva Outubro 12, 2006 às 4:13 pm

    Uma visita de vez em quando ao McDonalds nunca engordou ninguém, especialmente se as pessoas tiverem hábitos alimentares saudáveis.

  4. 4 Bom gourmet Outubro 12, 2006 às 4:13 pm

    Näo é preciso um prof da Cornélia p nos dizer isso!
    O nosso “Dr. do Coraçäo” disse há muitos anos e eu ouvi, que o melhor para uma dieta seria comer, näo do prato mas… directamente DA PANELA!

    Isto porquê? Porque uma pessoa habitua-se a comer a mesma dose (um prato de comida) a vida inteira, enquanto as necessidades calóricas diminuem com a idade, logo, devem-se usar prato mais pequenos se se quiser comer menos.

    É algo psicológico/instinto de sobrevivência:
    enquanto há no prato, come-se, independentemente de se estar ou näo saciado!

  5. 5 aNtónio Outubro 12, 2006 às 10:29 pm

    Claro que é preciso. Nao só a esmagadora maioria nao faz a minima como ate aqueles que sabem continuam a cair (ler artigo). Se eles tivessem uma relação de causa efeito mais clara talvez pensassem uma vez.

  6. 6 aNtónio Outubro 12, 2006 às 10:57 pm

    Nao sei se é por causa da entrada mas a discussão está a passar ao lago do que realmente interessa:

    -nao importa se se trata de macs, fast-food, comida pre-preparada para o micro, ou pipocas no cinema: elaboramos tanto sobre a composição, calorias etc e no entanto passamos completamente ao lado do essencial: provavelmente saciaremos mais do que a nossa fome, por causa do contentor ou prato. Ja pensaram que esta podera ser uma das razoes para os europeus ainda nao serem tao «largos» quanto os americanos?

    – a reduzida racionalidade (dos outros meus caros leitores, voces sao acima da média🙂 ) do ser humano para tomar decisões em que informações relevantes lhe são omitidas (neste caso involutariamente) ou sao ocultadas pela presença de outras menos relevantes e por vezes enganadoras.
    Principalmente tu ao Gourmet (quando é substituis esse link fanhoso por um para o teu blog?) deves saber conhecer muito bem toda a parefenalia de truques e artimanhas que usam para nos induzir a comprar A em vez de B.

  7. 7 João Silva Outubro 13, 2006 às 1:24 pm

    Curiosamente o link do Gourmet vai dar a… lado nenhum (Unable to determine IP address from host name for ninguemparaobenfica.com).
    Pelo simples facto que lhe falta o www. no princípio e houve alguém que não se lembrou de fazer o serviço completo ao nível da resolução de nomes ou reencaminhamento.

  8. 8 aNtónio Outubro 13, 2006 às 3:42 pm

    Nada como ter um especialista na vizinhança. Isso resolve-se no htaccess, nao? Ou tb…


Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s




News Feeds

a

Calendário

Outubro 2006
M T W T F S S
« Set   Nov »
 1
2345678
9101112131415
16171819202122
23242526272829
3031  

Estatística

  • 2,012,784 hits

%d bloggers like this: