Olha, na Suécia…

Depois de anos a mirar pelo canto do olho a União Soviética é a Suécia, diz-se nos jornais, que os políticos finlandeses seguem com atenção. Sempre que há uma decisão importante à espera de ser tomada é para lá que os políticos olham, como se quisessem saber de que lado sopra o vento: questões sociais, mudanças políticas de fundo, Nato,…

O que eu não sabia é que também os jornalistas prestam especial atenção aos ventos vindos de Oeste: os sucessivos escândalos que foram sendo revelados no novo governo foram o pretexto ideal para um asslato à credibilidade da classe política e, por parte da YLE, à privacidade de quem paga a taxa de televisão.

Este artigo do Int. HS conta a história em duas pinceladas: três dos ministros do novo governo de direita estiveram anos sem pagar a taxa de tv, pagaram a amas por debaixo da mesa e uma das (ex-)ministras está a ser investigada por evasão fiscal na sua empresa. Não se trata aqui de desonestidade que atinge todos os partidos, isto é puro amadorismo: quem quer seguir carrreira política sabe que a determinadas obrigações não poderá escapar. Estas pessoas não deveriam nunca ter aceite as pastas que lhes foram confiadas.

Munidos destas “provas” e farejando sangue os jornalistas partiram para a ofensiva: o STT (uma agência noticiosa) enviou a todos os ministros um questionário perguntando-lhes se também eles tinham prevaricado. Em vez de investigar, presume-se os políticos culpados e espera-se que sejam eles a negar. Os tablóides também não se fizeram rogados por se juntar à festa mas foi da estação pública que veio a surpresa: uma campanha agressiva de angariação de novos assinantes (com mais rigor, aqueles que fogem à lei) servindo-se dos seus serviços noticiosos para passar meias verdades e mentiras (a versão em inglês está copiada abaixo). Pior, num acto que não teve qualquer intervenção dos representantes eleitos, a Ficora, entidade que colecta a taxa, entendeu que a informação dos cidadãos que pagam as suas taxas é de acesso público e que poderá ser consultada. Mais um prego na privacidade dos cidadãos e tudo para que a Yle possa receber mais alguns milhões de euros.

Ironicamente são aqueles que pagam cujos nomes se encontram na base de dados, a lista é omissa quanto aos que não têm tv, os que “não têm tv“. Quanto aos ministros e deputados o resultado da caça às bruxas foi, como seria de esperar, rigorosamente zero. Apenas mais um passo na submissão da classe ao quarto poder.

An exceptionally high number of people have signed up to pay their TV license fee in recent days, according to the Finnish Communications Regulatory Authority (FICORA).

 
 
 
According to FICORA director Anssi Laakso, hundreds of new applications have poured in daily via internet and telephone.On Tuesday Rauni Hagman, the director-general of FICORA, said basic information concerning payments of the fee could be made public. However, she said it was unsure whether other information, such as who has been caught not paying the fee, could be disclosed.

Ministerial Flap in Sweden

The move follows controversy in neighbouring Sweden over government ministers who failed to pay the mandatory fee. In the week since the scandal emerged, more than 1,000 people in Sweden have paid their TV licence fees for the first time.

As in all European Union countries, each household that receives TV broadcasts in Finland is required to pay an annual TV fee of just over 200 euros. The funds collected go to the budget of the Finnish Broadcasting Company (YLE), which is currently struggling with a large budget deficit.Anyone who fails to pay can be fined 100 euros plus a double television fee retrospectively for up to one year.

yle.fi/news/id45488.html

Acerca daquele “ALL EU countries” (wikipedia)

2 Responses to “Olha, na Suécia…”


  1. 1 João Ferreira Dias Outubro 23, 2006 às 1:24 pm

    olá. gostei de conhecer este blogue. A Suécia continua a ser o modelo civilizacional.


  1. 1 A deliciosa ironia « Há Mouro na Costa Trackback em Novembro 7, 2006 às 1:32 am

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s




News Feeds

a

Calendário

Outubro 2006
M T W T F S S
« Set   Nov »
 1
2345678
9101112131415
16171819202122
23242526272829
3031  

Estatística

  • 2,012,777 hits

%d bloggers like this: